sábado, 30 de agosto de 2008

Sobre a escolha do título

Os milhares de fãs deste jovem e já barulhento Blog escrevem aos borbotões me perguntando de onde saiu este título tão genial, Mecenas em Treinamento. Devo-lhes uma explicação!
O problema todo começou quando me dei um ultimato para publicar o Blog. Os textos já escritos se acumulavam em arquivos cada vez mais desorganizados e as idéias para textos novos não paravam de surgir. Coloquei como limite, então, a data de 16 de agosto, um sábado. Apenas uns poucos dias antes me dei conta de que precisaria escolher um título. Naquele instante eu soube que essa seria a parte mais difícil de todo o processo. Naquela fração de segundo eu tive certeza de que gastaria horas pensando num título e no fim acabaria fazendo uma escolha estúpida. Por isso mesmo nem pensei no assunto nos dias que se seguiram. Pelo menos essa sabedoria eu tive, de reconhecer que era inútil gastar minhas energias com isso e assim desfrutar uns momentos a mais de paz antes de iniciar o trabalho. Ainda preciso praticar mais essa técnica.
Enfim chegou o sábado e eu sentei para escolher o tal do título. Neste momento faltaram forças para aplicar outra técnica, a de confiar nos instintos. O que eu deveria ter feito era escolher o primeiro título que me viesse à mente, fosse ele qual fosse. Ao invés disso, caí mais uma vez na armadilha de achar que alguns momentos de reflexão poderiam levar a uma solução melhor. Os momentos viraram minutos, que viraram horas e quando me dei conta já estava cansada, de saco cheio e disposta a escolher qualquer coisa só para me livrar daquela parte e terminar logo o que faltava, que era todo o resto. Venceu, então, o título que estava em avaliação naquele instante, não porque fosse melhor ou pior que outros que eu havia cogitado antes, mas simplesmente porque era o título que eu tinha em mãos no momento em que a paciência acabou. Só poderia dar no que deu: uma porcaria.
Descobri depois que é possível alterar o título, mas não o farei. Arcarei bravamente com as conseqüências da minha burra teimosia.
Com o tempo talvez eu até passe simpatizar com o título...

4 comentários:

Leonardo disse...

Putz, achei que o título era: "Mecena sem treinamento".

Tu rum dum dish!

Giovana disse...

hahahaha, pior ainda!
Não tinha percebido que ainda era possível ler assim...
O deus dos escritores (será que existe um??) está realmente querendo testar minha força de vontade!

Fabio disse...

O curioso em "Eu escrevo..." é que você optou pelo pronome masculino ele. Quem é ele?

Daniel Santana disse...

Gostei da história, mas afinal qual foi a origem de mecenas em treinamento? Acho que vale um complemento, pois certamente não foi só um jogo de palavras...