terça-feira, 26 de agosto de 2008

Minha experiência no Restaurant Week

Acho difícil alguém não ter ouvido falar, mas não custa nada explicar um pouquinho.

Acontece agora de 18 a 31 de agosto em São Paulo o Restaurant Week, uma semana em que alguns dos principais restaurantes da cidade oferecem um menu especial composto de entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo (e normalmente menor que os preços tradicionais da casa).
Algumas notas do próprio site (http://www.restaurantweek.com.br/):

O Restaurant Week surgiu há 16 anos em Nova York, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o volume de vendas na “Slow Season” época de férias em Julho. "

O Restaurant Week é, comprovadamente, um indutor do turismo, atraindo novos clientes para os restaurantes participantes, entre eles muitas pessoas de cidades próximas, alem de atender o principal objetivo da Responsabilidade Social, arrecadando doações de R$ 1,00 a R$ 2,00 por couvert consumido. É uma ótima oportunidade para a captação de novos negócios e, principalmente, para manter e reforçar a clientela dos restaurantes envolvidos no evento.”

Na última edição em São Paulo, que ocorreu esse ano também, eu aproveitei pra conhecer alguns restaurantes novos e achei a idéia muito bacana.
Desta vez fui animada de novo pra conhecer mais alguns. No último sábado fui almoçar na Casa Europa, nos Jardins. Restaurante moderninho, bonito, gostoso. Bom atendimento, comida elaborada e saborosa. Só encontrei um defeito, que ainda não consegui digerir: o prato era pequeno. E quando digo pequeno, era pequeno mesmo, insignificante, minúsculo, frugal, mesquinho! Quase não acreditei quando vi aquele filezinho de peixe na minha frente, acompanhado de uma “moitinha” de alcachofras, mais enfeite do que comida. Tá certo, eu não estava num “PF”, os restaurantes mais sofisticados normalmente servem pratos menores, mesmo, é o conceito e tal. Mas aquele peixe era ultrajante! É uma pena um restaurante com tantas qualidades derrapar num quesito tão básico. O objetivo fundamental de um restaurante é alimentar. Falhar nesse quesito coloca em xeque todo o resto.
E para descrever o meu choque, nada melhor que uma boa imagem. Esta foto foi tirada em outra ocasião, muito tempo atrás, mas a decepção gastronômica era a mesma!

Um comentário:

Carneiro disse...

C'est la vie! Realmente, deste azar, minha boneca. Mas pareceu mesmo que o cardápio pros 25 reais era apropriadamente (para o proprietário) "migué"! Beijos...