quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ensinar/Aprender

Quando você presta atenção, o mundo fala com você.

O Dan Stulbach, aquele ator global não tão global, que fez o cara que batia na esposa com uma raquete de tênis numa das novelas do Manoel Carlos, enfim, o Dan, numa entrevista que ouvi na rádio Eldorado outro dia, teve de responder à seguinte pergunta:

"Você começou a dar aulas de teatro quando tinha 17 anos. Como é dar aula tão novo? Você já tinha experiência para ensinar naquela época? Como isso foi possível?"

A resposta:

"Eu descobri que ensinar, na verdade, significa criar situações de aprendizado. Não se trata de transmitir um conhecimento que você possui e o aluno não, mas sim de criar uma situação em que o aluno descubra o que sabe por si só. E isso não tem a ver com idade"

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu me lembrei do que li sobre Piaget, onde ele falava da acomodação do conhecimento, que é o processo em que alteramos o conhecimento exterior para adaptarmos ao nosso conhecimento prévio. Acho que o professor só pode fazer isso mesmo, criar um ambiente onde esse conhecimento chegue ao aluno, e não ensinar realmente. O conceito do ator é muito bom nesse sentido.

P.