quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tese sobre e Abraão e Isaac

Somente quando se está disposto a abandonar tudo o que foi conquistado, é que o ciclo se fecha.
Assim se explica, finalmente, a sombria e inquietante estória de Abraão e Isaac.
Abraão era um homem temente a deus que queria muito ter um filho, mas sua esposa Sara era estéril. Quando ele já estava bem velhinho, deus resolve operar um milagre e Sara engravida. Ela dá à luz Isaac, realizando assim o sonho do velho homem. Quando Isaac já é um adulto, Deus resolve testar a fé de Abraão e pede-lhe que ofereça seu filho em sacrifício. Abraão, como era temente a deus, resolve obedecer, e prepara tudo para a morte de seu filho. Na última hora, porém, desce um anjo dos céus e diz “pára tudo, pára tudo, deus já entendeu que você tem fé!” E deus recompensa abundantemente a fé incondicional de Abraão.
Era só uma metáfora!
Entendeu?
Atingir os objetivos é apenas metade do caminho. A vitória só é completa quando se aprende a renunciar ao objetivo tão duramente conquistado, por amor.

3 comentários:

Daniel Leal disse...

E finalmente desperta o espírito literário da jornalista.
Muito bom seu blog, Gi.

Anônimo disse...

falamos sobre este sacrifio hoje, onde o sacrificante,Deus-Abrahão,sofre a angustia do que sera sacrificado junto a este para transpor o limite do que existia, em outras palavras Abrahão sofria a perda das suas expectativas para libertar Isaac para sua subjetividade.Entre outras coisas.

Unknown disse...

muito bom, só que isto é uma História e não estória...os relatos bíblicos são fatos contados em diarios de judeus antigos que são provados cientificamente...mas fora isso o contexto e a conclusão estão muito bem elaborados.