sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você já ficou feliz POR alguém?

Não é um fenômeno comum, mas acontece de tempos em tempos. É mais ou menos assim: uma coisa muito muito boa acontece com uma pessoa muito muito querida. E quando você se dá conta está feliz de uma maneira transcedental. É claro que ficamos felizes sempre que algo dá certo na vida de um amigo e celebramos e compartilhamos esses momentos com prazer e empolgação. Mas não é disso que estou falando. É daqueles momentos de comunhão com o universo em que você não deseja nada, pois não há nada para desejar. Você não deseja estar no lugar daquela pessoa. Você não deseja que algo tão bom aconteça com você também um dia. Você não deseja que aquele momento perdure ou que novas conquistas venham no futuro. Você simplesmente está feliz, porque tudo foi como tinha que ser. Está "everything in its right place", como diria o Radiohead.

Queria que existisse uma palavra pra descrever esse sentimento. Eu o chamo aqui de "felicidade" mas é algo diferente, e melhor. É uma benção.
O que me faz lembrar da Clarice e das idéias sobre linguagem que eu venho matutando e pretendo escrever num post após esse. Numa crônica de 1967, ela falou sobre o seu "rol de sentimentos":

"Então comecei uma listinha de sentimentos dos quais não sei o nome. Se recebo um presente dado com carinho por uma pessoa de quem não gosto – como se chama o que eu sinto? A saudade que se tem da pessoa de quem a gente não gosta mais, essa mágoa e esse rancor – como se chama? Estar ocupada – e de repente parar por ter sido tomada por uma súbita desocupação desanuviadora e beata, como se uma luz de milagre tivesse entrado na sala: como se chama o que se sentiu?"

Pois então pergunto: como se chama ficar feliz por alguém??

6 comentários:

Leonardo disse...

Se recebo um presente dado com carinho por uma pessoa de quem não gosto -> alegriazinha constrangedora?

A saudade que se tem da pessoa de quem a gente não gosta mais -> bom, isso sempre acontece quando exite uma falta de gente pra te irritar...

Estar ocupada – e de repente parar por ter sido tomada por uma súbita desocupação desanuviadora e beata, como se uma luz de milagre tivesse entrado na sala -> essa eu não sei como descrever...

como se chama ficar feliz por alguem? -> ficar orgulhoso por alguém, da mesma forma que é possível ficar constrangido por alguém, quando esse alguém faz uma gafe e você não ri e se sensibiliza com a pessoa.

Quando a bola bate na rede, passa e você ganha o ponto, o verdadeiro esportista sente apenas remorso, mas "atletas" de fim de semana sentem uma alegria contida seguida de uma expressão de desculpas.

Outra combinação de emoções que acontece muito em qualquer tipo de competição e que aparece bem explicitamente no filme Kill Bill, é quando seu grande adversário morre e não vai mais te enfrentar, você sente alívio e arrependimento (relief and regret).

Daniel Leal disse...

Chama-se Amor Incondicional

sam disse...

Oi Gi,

acabei de ler os ultimos posts do teu blog, que fazia um tempo que eu nao lia. Muito interessante a tua aventura no FLIP. Alias, muito mais interessante do que a palestra que estou ouvindo sobre financas para a aula de amanha.

beijos

gabi disse...

Ah, adorei seu blog. :} parabéns!

E pra essa tua última pergunta, apesar de já ter sentido isso, eu não tenho uma resposta.

Unknown disse...

ficar feliz EM alguém pode?

Toni Barros disse...

Acho que a palavra que conheço mais próxima disso é "compaixão". Não no sentido de dó, pena, mas no sentido de colocar-se no lugar do outro e sentir o que ele está sentindo.

Talvez em outra língua exista uma palavra que signifique exatamente isso. A minha palavra favorita é mamihlapinatapai, que num dialeto indígena da Terra do Fogo quer dizer "o olhar compartilhado por duas pessoas quando as duas querem que a outra comece uma coisa que as duas desejam mas nenhuma quer tomar a iniciativa".