sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Imbróglio da USP - faltou o item 7

Eu sempre esqueço algum coisa, que droga! Mas vai lá agora:

7) Acho impressionante a força de vontade desses manifestantes. Eles estão dispostos a ser presos por sua causa. Presos! Agora imagine se toda essa energia fosse usada para causas como o combate à corrupção, a luta por uma reforma política que impeça a eleição de Tiriricas da vida, a elevação da qualidade do ensino básico no Brasil, entre outras? É claro que a USP tem problemas e que ninguém melhor do que os estudantes da USP para lutar por melhorias lá. Mas me parece desproporcional a energia que eles gastam para combater a coitada da polícia, enquanto tem problemas muito mais sérios por aí aguardando gente disposta a enfrentá-los. Acho realmente lamentável que tanta força de vontade seja gasta em causas que, se não estão completamente equivocadas, pelo menos estão longe de ser prioritárias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gi, mas o ponto eh entender o pensamento deles. Para algumas pessoas do movimento, ser preso "lutando" pela causa eh status quo a ser conquistado. Dentro da logica deles faz todo o sentido. Concordo quando voce fala sobre as motivacoes, mas dentro do universo do Movimento Estudantil, eles atingiram o "apice".
Nao digo que concordo, mas entendo bem.
Porem, tenho que concordar com o ME em uma coisa: as reivindicacoes deveriam ser compartimentalizadas. Se soh se pensar no macro, nao vai se pensar no micro. A sociedade como um todo deve lutar contra a corrupcao, por exemplo, mas o ME deve liderar as reivindicacoes da Universidade, do ensino, etc. Eh logico que eh importante ter certeza da representatividade e legalidade das acoes. Nao acho que a invasao da reitoria (ou da FFLCH) representasse a vontade da maioria dos estudantes, mas ainda acho que acoes pontuais e reinvidicacoes relativas ao ensino e da USP sao funcoes e deveriam ser feitas pelo ME da USP.
Bjs
Luiz